quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

AS MEMÓRIAS DE UMA VIDA!


     O TÚMULO DO VELHO COLONO


             O senhor Herculano Augusto Jorgem, foi o propangandista agrícola de profissão, nas terras de Mutarara em Tete, a partir dos anos de mil novecentos e cinquenta, viveu e desenvolveu suas actividades neste distrito. No seu primeiro relacionamento teve uma filha, de nome Rosa Maria, por sinal era a mais clara de outros filhos, esta veio a falecer por doença, deixando apenas uma filha, a Maria do Ceu.
              Depois deste relacionamento, o senhor Herculano conhece o velho Monteiro da Costa Nobre, que mais tarde veio a ser o seu sogro, tendo casado com a Senhora Ana Monteiro da Costa Nobre. Neste casamento teve os seguintes filhos: Amelita, uma funcionária pública em Angónia Tete, a Nazare, minha esposa, já falecida em 2000, a mãe dos meus cincos filhos. O Diamantino que foi membro da PRM, falecido em Tete, Eliana técnica farmaceútica, casada com senhor Herculano Protraite, Maria Dolores professora,Belmira técnica farmaceútica e os  dois moços mais novos o Guito e o Abel.
                 Foi uma grande contribuição, que o senhor Herculano A.Jorge deu a este país, não só pelo facto de ter deixado muito filhos, a forma como viveu e conviveu com os negros, foi muito excelente. Era amigo de toda gente. E ensinava tudo quanto sabia em termo de agricultura.
                A imagem que consiguí por enquanto foi a de seu túmulo em Moatize onde descança em paz ao lado de sua esposa, Ana Monteiro da Costa Nobre. Nós decidimos por unánime como pessoas da familia, sepultarmos a dona Ana Monteira da Costa Nobre, bem juntinho do túmulo do seu marido, senhor Herculano. Dona Ana, deixa muitas saudades entre nós, pela forma como se comportava na familia. Todo mundo aquí em Moatize deixou cair lagrimas no cantinho do olho pela morte desta senhora tão amada.
           Estiveram presentes, filhos, irmãos, genros, netos e sobrinhos para além de vizinhos e pessoas amigas.
            Todos nós dissemos: descanse em paz dona Ana ao lado do homem que contigo viveu vários anos e morreu nas tuas mãos.
              O senhor Herculano deixou este mundo, em 1993 e dona Ana em 2011 segue para eternidade, pedimos a Deus nós os familiares, que tenha o melhor lugar entre os justos. Amen...

1 comentário:

  1. Muitas passagens da vida nos marcam,sobretudo,pessoas como Herculano,o homem que não sabia distinguir as cores humanas,irmão de todo preto que a ele se dirigisse! Grande figura,porém não deixou alguns registos da sua vida,é pena!

    ResponderEliminar