sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

“Homem feito refém pela Renamo é do SISE”




-Garante o ex-membro do SISE, Adolfo Beira, em entrevista exclusiva ao Canal de Moçambique/Canalmoz

Maputo (Canalmoz) - O homem que feito refém recentemente pela Renamo na sua antiga base, no interior do posto administrativo de Vunduzi (em Gorongosa), onde se encontra a residir actualmente o líder da Renamo, foi confirmado como membro do Serviço de Informação e Segurança do Estado (SISE) que estava em missão de busca de informação para.
A confirmação é de do actual coordenador dos ex-operacionais do Serviço de Informação do Estado (SISE), Adolfo Beira, em entrevista ao Canalmoz/Canal de Moçambique.
Adolfo Beira explicou que a justificação daquele homem segundo a qual caiu na base da Renamo à procura de um curandeiro de nome Samatendje para lhe agradecer por conta de um trabalho que lhe tinha feito na década de 70, não constitui a verdade. O nosso entrevistado sustenta suas afirmações dizendo que “Samatendje existiu, sim, mas na década 90 e a década 70 que ele fez alusão talvez não tivesse idade suficiente para procurar um curandeiro”, disse.
“Tratou-se de um espião desprovido de técnicas para obter informações do interesse do País,” disse Adolfo Beira.
O homem em causa é identificado pelo apelido de Mulhanga. Reside nas imediações da Ponta Vermelha, o palácio presidencial, na cidade de Maputo. Trabalha actualmente no Gabinete de Estudos do Ministério do Interior, mas quando foi neutralizado pelos homens de Afonso Dhlakama no perímetro da zona onde reside o líder da Renamo actualmente, disse que era funcionário dos Caminhos de Ferro de Moçambique.
Uma fonte contou ao Canalmoz que o Sr. Mlhanga é espião de longa data, formado na China em reconhecimento e durante a presidência de Joaquim Chissano esteve afecto à casa militar como um dos homens da equipa de avanço para locais onde o chefe do Estado iria de visita.
Mulhanga foi foi feito refém juntamente com alguns membros da sua família e só foi solto mediante a intervenção da Polícia a nível da cidade da Beira. Um fonte disse que a esposa de Sr. Mulhanga que estava na sua companhia é também agente da Polícia.

Actual SISE é inoperante

Segundo a nossa Adolfo Beira, a neutralização de um agente do SISE pela Renamo mostra que esta instituição “é inoperante” actualmente “razão pela qual acontece em Moçambique todo o tipo de crime, desde mortes a agentes da Polícia, assaltos a bancos e até sequestros”, disse o ex-operacional do SISE numa entrevista que pode ler na íntegra na próxima edição do Canal de Moçambique que vai à rua no próximo dia 31 de Dezembro deste ano, segunda-feira.
“É vergonhoso e perigoso o que aconteceu com o homem feito refém em Vunduzi, porque a partir do momento que um informante do Estado cai nas mãos do inimigo, corre-se sérios riscos de ele passar grandes segredos do Estado e praticamente vender o País”, disse Adolfo Beira.
Beira disse que o SISE actual está cheio daquilo que ele chamou de “nabos”, porque na sua opinião o SISE tem uma missão que é detectar todo e qualquer plano que atente contra a soberania da Nação, mas agora não acontece.
O nosso entrevistado vai longe ao afirmar que o SISE está, à semelhança de outras instituições, partidariza e totalmente virada aos interesses do partido Frelimo. (André Mulungo)

Sem comentários:

Enviar um comentário