segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

O ORGULHO DE MISSUASSUA

          Os anos se foram e os tempos vão-se moldando ao ritmo actual. Pensando na vida que a juventude partilhava outrora nas suas actividades diversas, se vislumbra uma tenebrosa diferença com a situação juvenil actual.
         Os pais são hoje simples expectadores, sem poder de travar o avanço mal gerido na sociedade que atinge filhos incautos e teimosos em auscultar aos mais velhos.
          Os meios de comunicação superam as nossas capacidades de gerir o rumo de nossos filhos, nos deparamos com uma  incapacidade de tornearmos nossos filhos aos padrões culturais da nossa sociedade, pelos meios agressivos da tecnologia, o que chamamos de evolução e o desenvolvimento.
         Os nossos filhos negam as origens, induzidos pelas correntes sociais de outras civilizações que nada têm a ver com o nosso estilo de vida e civilização.
        O facto de aprendermos a escrever e ler, de forma alguma pode significar o abandono às nossas origens.
        Hoje impávido e serenos temos assistido comportamentos rebeldes de nossos filhos, sem termos meios para travar o fenómeno, como esse tão insípido para sociedade e a nossa dignidade Humana. Impávido e serenos mas numa inconformação.
        Vezes sem conta temos assistido, nossos filhos a marginalizarem-se da família  ou seja da sua comunidade de origem, vergonha de ser identificado como filho daquela família ou originário daquela comunidade. Vivem confinados nas grandes cidades e evitam a todo custo, discutir ou falar de sua terra natal. Estão condenados nestes lugares a pena perpétua, morrem de vergonha visitar sua origem...
         Para que valem os conhecimentos desses senhores? Como os julgaremos, esses que vivem em grandes cidades e não reconhecem a região onde deixaram cair os seus cordões umbilicais?
Saibamos que o valor do homem surge na sua família e no seio daqueles com quem viveu sua infância, pessoas da terra de origem.
       Ter orgulho das suas origens é o mais ético no seio da intelectualidade. Os grandes e ilustres homens que passaram por este vasto Mundo, deixaram a sua sabedoria e as marcas de suas origens,por essa razão tiveram a sorte de se tornarem eternos, para o Mundo e para os seus.
       As emoções e ilusões desenfreadas, são características de um intelectual tomado órfão das origens e da sociedade em geral, não tem algo de exemplo, apenas tem o Mundo mas sem tecto!

Sem comentários:

Enviar um comentário