Exatamente às 20h50 naquela noite fatídica de 05 de dezembro de 2013, parte de nós partiu para se juntar ao grande da linha de nossos antepassados que vieram antes de nós. Embora a morte e sua vinda é sempre uma surpresa, mas sua natureza não deve ser. Embora este evento é doloroso, ainda abraçar a eventualidade. Em nome da família Mandela e toda a família Ngubengcuka, reconhecemos com profunda tristeza o falecimento do Sr. Nelson Rolihlahla Mandela há dois dias. O pilar da família Mandela real não é mais conosco fisicamente, mas o seu espírito ainda está conosco.
Perdemos um grande homem, um filho da terra cuja grandeza em nossa família foi na simplicidade de sua natureza em nosso meio - um líder família carinhosa que fez tempo para tudo e quanto a isso nós vamos muito a falta dele. Ele fez o tempo de todos nós. Que grande filho Thembu do solo fez o tempo dos reis e rainhas, os pobres e os ricos, os grandes e os pequenos prisioneiros, ex políticos de todas as tendências e que nos fez único e especial em nossa própria maneira. Além disso, mesmo em meio à sua agenda lotada como chefe de Estado e de governo, ele visitou as várias casas da liderança Thembu tradicional, e ele tornou-se a própria fonte da história oral sobre as tradições do nosso povo.
Sim, Tata está desaparecido, o pilar da família se foi, assim como ele estava ausente durante esse 27 anos dolorosos de prisão, mas em nossos corações e almas ele estará sempre conosco. Seu espírito permanece.Como uma família, nós nos comprometemos a defender e ser guiado pelos valores que ele viveu para e estava preparado para morrer.
Como uma família, nós aprendemos com ele a apreciar os valores que o líder, que foi reconhecido por todos os feitos, o principal dos quais é a lição de que uma vida vivida para os outros é uma vida bem vivida. Como uma família, sua presença era como uma árvore baobá que forneceu a sombra reconfortante que serviu de proteção e segurança para nós. Sua presença era um calor como a primavera com sua beleza, suas fases, e flores desabrochando, que diminui os ventos secos julho feios da terra Thembu.
Apesar de ter alcançado o status de um ícone mundial, ele foi notável por sua humildade na família. Nosso pai era conhecido por suas campanhas nacionais e internacionais contra a pobreza, a conscientização sobre o HIV / AIDS, e pelo amor das crianças. O que muitos podem não saber é que as mesmas questões foram seu foco diariamente no lar e da família estendida. Acima de tudo, ele acreditava fortemente no valor e poder da educação - um instrumento para capacitar as crianças contra a pobreza e desamparo.
Como uma família, nós aproveitar esta oportunidade para estender nossa gratidão e agradecimento ao povo da África do Sul e do mundo por todo o amor e apoio que temos vivido durante o período de sua longa doença.Um agradecimento especial ao presidente Jacob Zuma eo governo da África do Sul, a equipe médica dedicada que assistiram a ele durante todo o dia, as comunidades religiosas dos diferentes credos do nosso país e, além disso ofereceu orações e aconselhamento para a família. Finalmente, como uma família, estamos humilhados pelas mensagens de condolências e apoio continuamos a receber dos governos e povos do mundo. Claramente, esta mais uma vez está na base da simples verdade de que Madiba não era apenas um cidadão da África do Sul e do continente Africano mais ampla, mas um cidadão global. Estamos, no entanto, confortado por saber que a nossa dor e tristeza é compartilhada por milhões de pessoas ao redor do mundo.Madiba está em casa com grandes amigos, como OR Tambo, Walter Sisulu e certamente muitos outros grandes patriotas e os líderes africanos.
Quanto à forma como a família está lidando com a situação? Sim, não tem sido fácil para os últimos dois dias e não vai ser agradável para os dias que virão. Mas com o apoio que estamos recebendo de aqui e além, e no devido tempo tudo estará bem para a família. Obrigado.
Pelo tenente-general (aposentado)
Temba Templeton Matanzima
(Porta-voz Oficial da Família Mandela)
Temba Templeton Matanzima
(Porta-voz Oficial da Família Mandela)
Sem comentários:
Enviar um comentário