quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

NELSON MANDELA MORREU

Nelson Mandela morreu hoje, aos 95 anos, após uma longa doença . Ele era uma das figuras mais extraordinárias do nosso tempo - um homem desinteressado em um mundo cada vez mais egoísta, um homem cujo exemplo foi tão profundamente poderoso que derrubou um regime perverso, e um homem cuja história de vida foi uma inspiração para milhões de pessoas ao redor o mundo.
Mandela lutou contra o mal do apartheid, que legalizou e institucionalizou o racismo na África do Sul. Ele foi preso por seus esforços, passou quase três décadas em celas de prisão, e se tornou o prisioneiro político mais famoso do mundo. Ele foi libertado, imediatamente se tornou uma voz de liderança no país, e foi eleito presidente, quando a África do Sul realizou a sua primeira eleição totalmente corrida em 1994. Fundamentalmente, Mandela não usou sua ascensão ao poder de obter vingança por seus anos de prisão injusta. Em vez disso, ele apoiou uma Comissão de Verdade e Reconciliação que procurou expor os erros do apartheid e curar seu país dividido. Suas ações demonstram o seu compromisso com a paz ea inclusão e fez dele o destinatário mais merecedor do Prêmio Nobel da Paz em uma geração.
É interessante que esta figura histórica surpreendente tinha o nome Mandela - pronuncia-se da mesma forma como a mandala, um conceito budista e hindu que representa o universo como um círculo. Nessas religiões, uma mandala é um instrumento de meditação pacífica e um ponto de encontro para as forças universais essenciais. Nelson Mandela, também, era um ponto de encontro para os conceitos universais da paz e da liberdade e igualdade, e atuou nesse papel com decência e sem rancor. Um verdadeiro gigante deixou o palco do mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário